sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Entrevista com uma profissional da area Química

Vou conversar agora com Daniela Portela que atua hoje no mercado químico como Supervisora de Produção do setor anti-parasitarios da empresa Hertape Calier Saúde Animal.
Na Hertape Calier Daniela Portela trabalha com a produção de vacinas para animais de grande porte como boi, cavalo e vaca.

Daniela Portela pra você o que é Tecnologia?
Pra mim a tecnologia é "uma ferramenta para estender nossas habilidades". A televisão, por exemplo, estende nossa visão porque podemos ver coisas que estão acontecendo longe, como uma partida de futebol ou uma corrida de carros. Há outras definições de tecnologia, como: " Uma aplicação da ciência". São exemplos de tecnologia: computador, carro, televisão, casa, avião, lâmpada incandescente, máquina de radiografia, telescópio, alavanca, roupa, estéreo, lanterna, etc.


Daniela pra você o que é Química?
Existem muitas ciências, por que existem várias formas de focalizarmos o Universo. Química é uma das Ciências físicas e estuda a matéria e suas transformações. Desde que matéria é o material que compõe o universo, tudo aquilo que vemos ou usamos faz parte do escopo de estudos da química. O nosso corpo é uma fabulosa fábrica química. De fato, a química está tão envolvida com todos os aspectos do nosso contato com o mundo material que podemos pensar na química como sendo uma ciência central, uma parte de nossa cultura, tendo influência em todos os aspectos de nossas vidas.

Daniela você considera a quimica um fator importante para o cidadão?
O ensino de Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Deve-se ensinar Química para permitir ao cidadão uma melhor interação com o mundo.

Daniela o que você acha do aquecimento global?
As alterações do clima devido à emissão de gases com efeito de estufa estão já bastante estudadas e há modelos que permitem fazer previsões com alguma segurança. Curiosamente, o que se conhece menos bem são os efeitos que isso poderá provocar nas sociedades humanas.
Embora o aquecimento global e as consequências da mudança climática global pareçam matéria de Holywood - algum futuro distópico imaginário -, o derreter do gelo do Árctico, o crescimento dos desertos em África e a inundação das terras baixas são demasiado reais. Já vivemos numa 'Era das Consequências', que será cada vez mais definida pela intersecção das mudanças climáticas e a segurança das nações."

Daniela Portela muito obrigada pela sua colaboraçaõ em falar um pouco das nossas atualidades, e gostaria da sua autorização para postar sua entrevista entre no meu blog? Com certeza fique a vontade e qualquer coisa que precisar estou a diposição.
Daniela fica o convite para entrar no meu blog ver sua entrevista e as outras postagens sobre atualizações que tem lá. O endereço é ( aimportanciadaquimica.blogspot.com)

3 comentários:

matheus disse...

MUITO BOM GOSTEI

SQC - Unidos pela leitura disse...

Visite o blog: sqc-unidospelaleitura.blogspot.com
Valeu!

renan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.